Neste projeto de manutenção da bolsa de produtividade da professora titular da UFMG, Maria de Fátima Cardoso Gomes tem como objetivo fazer uma discussão contrastiva teórico-metodológica de dois Bancos de Dados de pesquisas longitudinais e etnográficas tendo como base o estudo da gênese do trabalho de pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Histórico-cultural na Sala de Aula (GEPSA) desde 2006 quando este grupo surge no bojo da pesquisa longitudinal e etnográfica – “Incluindo diferentes alunos nas salas de aula de alfabetização de crianças e adultos: semelhanças e diferenças (2006-2008)” em diálogo com a pesquisa longitudinal e etnográfica – “Infância e Escolarização” (2017-2022) que funda o Grupo de Estudos em Cultura, Educação e Infância (EnlaCEI). O GEPSA é coordenado pela professora Maria de Fátima Cardoso Gomes e a vice-coordenadora é a professora Vanessa Ferraz Almeida Neves. O EnlaCEI é coordenado pela professora Vanessa Ferraz Almeida Neves e a vice-coordenadora é a professora Maria de Fátima Cardoso Gomes. Portanto, os trabalhos de pesquisa desses dois grupos conversam o tempo todo, envolvendo as pesquisas derivadas deles conduzidas por alunos e alunas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado sob a orientação das duas professoras. Concluída a pesquisa de campo Infância e Escolarização (2017-2022) sentimos a necessidade de refletir sobre nosso trabalho desde a pesquisa inicial desenvolvida em 2006-2008 e de socializá-lo com nossos pares.
Para tanto, incialmente, vamos apresentar o tema, objetivos e resultados das duas pesquisas mencionadas e refletir sobre essa trajetória do ponto de vista histórico, crítico e dialético. Quando eu me referir na primeira pessoa do plural será para falar com as vozes dos dois grupos de pesquisa e quando eu usar a primeira pessoa do singular estarei dizendo da minha trajetória pessoal e social, porém que marca as minhas vivências dentro dessa experiência coletiva como pesquisadora.
Dessa forma, pretendemos contrastar as duas pesquisas etnográficas e longitudinais levando em conta teoria-método-conceitos trabalhados nelas e analisar as transformações que sofremos ao longo do tempo de 2006 a 2022, ou seja, nos 17 anos de pesquisas do GEPSA e a partir de 2017 em diálogo com o EnlaCEI, por meio de nossas publicações.
Alunos envolvidos: Pós-Doutorado (01) – Graduação (01)
Jesus Alexandre Tavares Monteiro – Aluno de Pós-Doutorado do Programa de Pós- Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
João Lucas – aluno de Graduação do Curso de Psicologia da UFMG.
Integrantes:
Maria de Fátima Cardoso Gomes – Coordenador;
Denise Alves Araújo – Professora Adjunta do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais
Elayne Cristina Rocha Dias – Professora Adjunta do Instituto Federal do Piauí
Elenice Brito Teixeira Silva – Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia (UNEB)
Isabela Costa Dominici – Professora Adjunta do Centro Universitário UNA/MG
Kelly Jessie Queiroz Penafiel – Professora Adjunta da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Maíra Tomayno de Melo Dias Almeida – Gerência Acadêmica da Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
Vanessa Ferraz Almeida Neves – Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Em andamento.
Copyright 2023 | Todos os direitos reservados