Vivências-Letramentos: a trajetória de Larissa na Educação Infantil

Acesse aqui

PENAFIEL, K. J. Q. ; GOMES, Maria de Fátima Cardoso; NEVES, V.F.A. . Vivências-Letramentos: a trajetória de Larissa na Educação Infantil. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 19, p. 01-16, 2023.

 
Práticas de letramento de um aluno surdo no contexto da pandemia da COVID-19

Acesse aqui

IV CONBRALE – Congresso Brasileiro sobre  Alfabetização, Linguagens e Letramentos, 2022. (evento virtual). Trabalho publicado . PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE UM ALUNO SURDO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19′

 
Bimodalidade: Uma revisão de literatura sobre a prática bimodal na educação dos surdos

Acesse aqui

VIII CONEDU- CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – O Futuro da escola: repensando Políticas e Práticas, 2022,( evento virtual). Trabalho publicado . BIMODALIDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A PRÁTICA BIMODAL NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS. In: VIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

 

Literacy in the Making: Integrating Infant’s Emotions, Embodiment, and Cognition in a Brazilian Early Childhood Education

Acesse aqui

NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOMES, Maria de Fátima Cardoso; DOMINICI, Isabela Costa. Literacy in the Making: Integrating Infant’s Emotions, Embodiment, and Cognition in a Brazilian Early Childhood Education Center. In: KATZ, Laurie; WILSON, Melissa. (Org.). Understanding the worlds of young children. 1ed.Charlotte: Information Age Publishing, 2021, v. 1, p. 13-36.

Diálogos possíveis entre os conceitos bakhtianos e a pesquisa etnográfica em educação

Acesse aqui

SILVA, C. V.; GOMES, M. F. C. . DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE OS CONCEITOS BAKHTINIANOS E A PESQUISA ETNOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO. In: GEDISC/UFLA/CNPq . Grupo de Estudos Discursivos sobre o Círculo de Bakhtin. (Org.). Palavras: epistemologias bakhtinianas.. 1ed.São Carlos: Pedro e João editores, 2021, v. único, p. 15-26.

 

Cognição como atividade humana criadora em vivências de estudantes de Pedagogia

Acesse aqui

GOMES, Maria de Fátima Cardoso; NEVES, V.F.A. ; SILVA, L. P. . Cognição como atividade humana criadora em vivências de estudantes de Pedagogia. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA, v. 21, p. 1967-1988, 2021.

Afeto/cognição social situada/culturas/linguagens em uso (ACCL) como unidade de análise do desenvolvimento humano

Acesse aqui

GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO; NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA. Afeto/cognição social situada/culturas/linguagens em uso (ACCL) como unidade de análise do desenvolvimento humano. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 37, p. 1-15, 2021.
 
 
Um levantamento das produções sobre letramento no contexto da Educação Infantil no Brasil [2000-2020]

Acesse aqui

PENAFIEL, K. J. Q. Um levantamento das produções sobre letramento no contexto da Educação Infantil no Brasil [2000-2020]. In: 14ª Reunião Científica da ANPEd Região Sudeste, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), [online], 2020.

 
Regulação e Resistência em uma instituição infantil brasileira e outra colombiana

Acesse aqui

Ramos, Joaquim, Gomes, Maria de Fátima Cardoso, Silva, Alexander Ruiz. Regulação e Resistência em uma instituição de educação infantil brasileira e outra colombiana. In: Silva, Denise Bianca Mauro; Orjuela, Lyda M. González; Silva, Fabrine Leonard (orgs). Diálogos entre Brasil y Colombia: resultados de investigaciones en educación.Bogotá: Universidad Antonio Nariño, Fondo Editorial: Vicerectora de Ciencia, tecnologia e innovación, 2020, p. 231-260

 
Continuando o debate no cuidado e educação de crianças nos primeiros anos de vida
 
AMORIM, K. S. ; BARRETO, A. R. ; GOMES, Maria de Fátima Cardoso ; MACARIO, A. P. ; NEVES, V.F.A. ; OLIVEIRA, Z. M. R. ; ROSSETTI-FERREIRA, M. C. . Continuando o debate no cuidado e educação de crianças nos primeiros anos de vida. TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO. VOL. 15 N.1 JAN/ABR 2012, v. 23, p. 22-35, 2020
 
 
Professores homens na Educação Inicial: um estudo de caso em uma instituição de Educação Infantil colombiana
 

RAMOS, JOAQUIM; GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO; SILVA, ALEXANDER RUIZ. Professores homens na Educação Inicial: um estudo de caso em uma instituição de Educação Infantil colombiana. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS), v. 22, p. 382-408, 2020.

 
 
Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método
 

GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO; ARAÚJO, DENISE ALVES . Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método. Revista de Educação Pública, v. 28, p. 441-463, 2019.

 
 
A cooperação Brasil- Angola por meio da pesquisa em Educação.
 
SENA, I. J. ; PEREIRA, M. R. ; GOMES, Maria de Fátima Cardoso . A cooperação Brasil- Angola por meio da pesquisa em Educação. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO, v. 14, p. 175-192, 2019.
 
 
A PNA e a unidade dialética afeto-cognição nos atos de ler e escrever
 
GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO. A PNA e a unidade dialética afeto-cognição nos atos de ler e escrever. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 01, p. 122-124, 2019.
 
 
As práticas culturais em uma sala de aula de psicologia em Cabinda/Angola
 
DOS REIS, DÉBORA BARBOSA ; GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO . As práticas culturais em uma sala de aula de psicologia em Cabinda/Angola. EDUCAÇÃO EM FOCO (BELO HORIZONTE. 1996), v. 21, p. 35-53, 2018.
 
 
Psicologia, psicanálise e educação: contrastes culturais e acadêmicos entre Brasil e Angola
 
GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO; GOULART, MARIA INÊS MAFRA ; PEREIRA, MARCELO RICARDO . Psicologia, psicanálise e educação: contrastes culturais e acadêmicos entre Brasil e Angola. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL, v. 22, p. 457-466, 2018.
 
 
Dancing with the pacifiers: infant’s in a Brazilian early childhood education centre
 
NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA ; KATZ, LAURIE ; GOULART, MARIA INÊS MAFRA ; GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO . Dancing with the pacifiers: infant’s in a Brazilian early childhood education centre. EARLY CHILD DEVELOPMENT AND CARE, v. 01, p. 1-12, 2018.
Dificuldades Escolares em Cabinda/Angola: o que dizem as monografias?
 
CANHICI, M. H. ; GOMES, Maria de Fátima Cardoso . Dificuldades Escolares em Cabinda/Angola: o que dizem as monografias?. PSICOLOGIA EM ESTUDO (ONLINE), v. 21, p. 485-496, 2016.
 
 
Práticas sociais de leitura em uma sala de aula de jovens e adultos: Contrastes em foco
 
DIAS, MAÍRA TOMAYNO DE MELO ; GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO . Práticas sociais de leitura em uma sala de aula de jovens e adultos: Contrastes em foco. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 31, p. 183-210, 2015.
 
 
Culture, Cognition and language in the Constitution of Reading and Writing Practices in an Adult Literacy Classroom
 
GOMES, Maria de Fátima Cardoso; FONSECA, M.C.F.R. ; DIAS, M. T. M. ; VARGAS, P.G. . Culture, Cognition and language in the Constitution of Reading and Writing Practices in an Adult Literacy Classroom. Psicologia-Reflexao e Critica, v. 24, p. 561-569, 2011
Vivências-Letramentos: a trajetória de Larissa na Educação Infantil

Acesse aqui

PENAFIEL, K. J. Q. ; GOMES, Maria de Fátima Cardoso; NEVES, V.F.A. . Vivências-Letramentos: a trajetória de Larissa na Educação Infantil. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 19, p. 01-16, 2023.

 
Práticas de letramento de um aluno surdo no contexto da pandemia da COVID-19

Acesse aqui

IV CONBRALE – Congresso Brasileiro sobre  Alfabetização, Linguagens e Letramentos, 2022. (evento virtual). Trabalho publicado . PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE UM ALUNO SURDO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19′

 
Bimodalidade: Uma revisão de literatura sobre a prática bimodal na educação dos surdos

Acesse aqui

VIII CONEDU- CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – O Futuro da escola: repensando Políticas e Práticas, 2022,( evento virtual). Trabalho publicado . BIMODALIDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A PRÁTICA BIMODAL NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS. In: VIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

 

 

Literacy in the Making: Integrating Infant’s Emotions, Embodiment, and Cognition in a Brazilian Early Childhood Education

Acesse aqui

NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOMES, Maria de Fátima Cardoso; DOMINICI, Isabela Costa. Literacy in the Making: Integrating Infant’s Emotions, Embodiment, and Cognition in a Brazilian Early Childhood Education Center. In: KATZ, Laurie; WILSON, Melissa. (Org.). Understanding the worlds of young children. 1ed.Charlotte: Information Age Publishing, 2021, v. 1, p. 13-36.

 

Diálogos possíveis entre os conceitos bakhtianos e a pesquisa etnográfica em educação

Acesse aqui

SILVA, C. V.; GOMES, M. F. C. . DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE OS CONCEITOS BAKHTINIANOS E A PESQUISA ETNOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO. In: GEDISC/UFLA/CNPq . Grupo de Estudos Discursivos sobre o Círculo de Bakhtin. (Org.). Palavras: epistemologias bakhtinianas.. 1ed.São Carlos: Pedro e João editores, 2021, v. único, p. 15-26.

 

Cognição como atividade humana criadora em vivências de estudantes de Pedagogia

Acesse aqui

GOMES, Maria de Fátima Cardoso; NEVES, V.F.A. ; SILVA, L. P. . Cognição como atividade humana criadora em vivências de estudantes de Pedagogia. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA, v. 21, p. 1967-1988, 2021.

 

Afeto/cognição social situada/culturas/linguagens em uso (ACCL) como unidade de análise do desenvolvimento humano

Acesse aqui

GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO; NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA. Afeto/cognição social situada/culturas/linguagens em uso (ACCL) como unidade de análise do desenvolvimento humano. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 37, p. 1-15, 2021.
 
 
Um levantamento das produções sobre letramento no contexto da Educação Infantil no Brasil [2000-2020]

Acesse aqui

PENAFIEL, K. J. Q. Um levantamento das produções sobre letramento no contexto da Educação Infantil no Brasil [2000-2020]. In: 14ª Reunião Científica da ANPEd Região Sudeste, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), [online], 2020.

 
Regulação e Resistência em uma instituição infantil brasileira e outra colombiana

Acesse aqui

Ramos, Joaquim, Gomes, Maria de Fátima Cardoso, Silva, Alexander Ruiz. Regulação e Resistência em uma instituição de educação infantil brasileira e outra colombiana. In: Silva, Denise Bianca Mauro; Orjuela, Lyda M. González; Silva, Fabrine Leonard (orgs). Diálogos entre Brasil y Colombia: resultados de investigaciones en educación.Bogotá: Universidad Antonio Nariño, Fondo Editorial: Vicerectora de Ciencia, tecnologia e innovación, 2020, p. 231-260

 
Continuando o debate no cuidado e educação de crianças nos primeiros anos de vida
 
AMORIM, K. S. ; BARRETO, A. R. ; GOMES, Maria de Fátima Cardoso ; MACARIO, A. P. ; NEVES, V.F.A. ; OLIVEIRA, Z. M. R. ; ROSSETTI-FERREIRA, M. C. . Continuando o debate no cuidado e educação de crianças nos primeiros anos de vida. TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO. VOL. 15 N.1 JAN/ABR 2012, v. 23, p. 22-35, 2020
 
 
Professores homens na Educação Inicial: um estudo de caso em uma instituição de Educação Infantil colombiana
 

RAMOS, JOAQUIM; GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO; SILVA, ALEXANDER RUIZ. Professores homens na Educação Inicial: um estudo de caso em uma instituição de Educação Infantil colombiana. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS), v. 22, p. 382-408, 2020.

 
 
Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método
 

GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO; ARAÚJO, DENISE ALVES . Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método. Revista de Educação Pública, v. 28, p. 441-463, 2019.

 
 
A cooperação Brasil- Angola por meio da pesquisa em Educação.
 
SENA, I. J. ; PEREIRA, M. R. ; GOMES, Maria de Fátima Cardoso . A cooperação Brasil- Angola por meio da pesquisa em Educação. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO, v. 14, p. 175-192, 2019.
 
 
A PNA e a unidade dialética afeto-cognição nos atos de ler e escrever
 
GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO. A PNA e a unidade dialética afeto-cognição nos atos de ler e escrever. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 01, p. 122-124, 2019.
 
 
As práticas culturais em uma sala de aula de psicologia em Cabinda/Angola
 
DOS REIS, DÉBORA BARBOSA ; GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO . As práticas culturais em uma sala de aula de psicologia em Cabinda/Angola. EDUCAÇÃO EM FOCO (BELO HORIZONTE. 1996), v. 21, p. 35-53, 2018.
 
 
Psicologia, psicanálise e educação: contrastes culturais e acadêmicos entre Brasil e Angola
 
GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO; GOULART, MARIA INÊS MAFRA ; PEREIRA, MARCELO RICARDO . Psicologia, psicanálise e educação: contrastes culturais e acadêmicos entre Brasil e Angola. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL, v. 22, p. 457-466, 2018.
 
 
Dancing with the pacifiers: infant’s in a Brazilian early childhood education centre
 
NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA ; KATZ, LAURIE ; GOULART, MARIA INÊS MAFRA ; GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO . Dancing with the pacifiers: infant’s in a Brazilian early childhood education centre. EARLY CHILD DEVELOPMENT AND CARE, v. 01, p. 1-12, 2018.
 
Dificuldades Escolares em Cabinda/Angola: o que dizem as monografias?
 
CANHICI, M. H. ; GOMES, Maria de Fátima Cardoso . Dificuldades Escolares em Cabinda/Angola: o que dizem as monografias?. PSICOLOGIA EM ESTUDO (ONLINE), v. 21, p. 485-496, 2016.
 
 
Práticas sociais de leitura em uma sala de aula de jovens e adultos: Contrastes em foco
 
DIAS, MAÍRA TOMAYNO DE MELO ; GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO . Práticas sociais de leitura em uma sala de aula de jovens e adultos: Contrastes em foco. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 31, p. 183-210, 2015.
 
 
Culture, Cognition and language in the Constitution of Reading and Writing Practices in an Adult Literacy Classroom
 
GOMES, Maria de Fátima Cardoso; FONSECA, M.C.F.R. ; DIAS, M. T. M. ; VARGAS, P.G. . Culture, Cognition and language in the Constitution of Reading and Writing Practices in an Adult Literacy Classroom. Psicologia-Reflexao e Critica, v. 24, p. 561-569, 2011
Vivências-Letramentos: a trajetória de Larissa na Educação Infantil

Acesse aqui

PENAFIEL, K. J. Q. ; GOMES, Maria de Fátima Cardoso; NEVES, V.F.A. . Vivências-Letramentos: a trajetória de Larissa na Educação Infantil. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 19, p. 01-16, 2023.

 
Práticas de letramento de um aluno surdo no contexto da pandemia da COVID-19

Acesse aqui

IV CONBRALE – Congresso Brasileiro sobre  Alfabetização, Linguagens e Letramentos, 2022. (evento virtual). Trabalho publicado . PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE UM ALUNO SURDO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19′

 
Bimodalidade: Uma revisão de literatura sobre a prática bimodal na educação dos surdos

Acesse aqui

VIII CONEDU- CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – O Futuro da escola: repensando Políticas e Práticas, 2022,( evento virtual). Trabalho publicado . BIMODALIDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A PRÁTICA BIMODAL NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS. In: VIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

 

 

Literacy in the Making: Integrating Infant’s Emotions, Embodiment, and Cognition in a Brazilian Early Childhood Education

Acesse aqui

NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOMES, Maria de Fátima Cardoso; DOMINICI, Isabela Costa. Literacy in the Making: Integrating Infant’s Emotions, Embodiment, and Cognition in a Brazilian Early Childhood Education Center. In: KATZ, Laurie; WILSON, Melissa. (Org.). Understanding the worlds of young children. 1ed.Charlotte: Information Age Publishing, 2021, v. 1, p. 13-36.

 

Diálogos possíveis entre os conceitos bakhtianos e a pesquisa etnográfica em educação

Acesse aqui

SILVA, C. V.; GOMES, M. F. C. . DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE OS CONCEITOS BAKHTINIANOS E A PESQUISA ETNOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO. In: GEDISC/UFLA/CNPq . Grupo de Estudos Discursivos sobre o Círculo de Bakhtin. (Org.). Palavras: epistemologias bakhtinianas.. 1ed.São Carlos: Pedro e João editores, 2021, v. único, p. 15-26.

 

Cognição como atividade humana criadora em vivências de estudantes de Pedagogia

Acesse aqui

GOMES, Maria de Fátima Cardoso; NEVES, V.F.A. ; SILVA, L. P. . Cognição como atividade humana criadora em vivências de estudantes de Pedagogia. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA, v. 21, p. 1967-1988, 2021.

 

Afeto/cognição social situada/culturas/linguagens em uso (ACCL) como unidade de análise do desenvolvimento humano

Acesse aqui

GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO; NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA. Afeto/cognição social situada/culturas/linguagens em uso (ACCL) como unidade de análise do desenvolvimento humano. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 37, p. 1-15, 2021.
 
 
Um levantamento das produções sobre letramento no contexto da Educação Infantil no Brasil [2000-2020]

Acesse aqui

PENAFIEL, K. J. Q. Um levantamento das produções sobre letramento no contexto da Educação Infantil no Brasil [2000-2020]. In: 14ª Reunião Científica da ANPEd Região Sudeste, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), [online], 2020.

 
Regulação e Resistência em uma instituição infantil brasileira e outra colombiana

Acesse aqui

Ramos, Joaquim, Gomes, Maria de Fátima Cardoso, Silva, Alexander Ruiz. Regulação e Resistência em uma instituição de educação infantil brasileira e outra colombiana. In: Silva, Denise Bianca Mauro; Orjuela, Lyda M. González; Silva, Fabrine Leonard (orgs). Diálogos entre Brasil y Colombia: resultados de investigaciones en educación.Bogotá: Universidad Antonio Nariño, Fondo Editorial: Vicerectora de Ciencia, tecnologia e innovación, 2020, p. 231-260

 
Continuando o debate no cuidado e educação de crianças nos primeiros anos de vida
 
AMORIM, K. S. ; BARRETO, A. R. ; GOMES, Maria de Fátima Cardoso ; MACARIO, A. P. ; NEVES, V.F.A. ; OLIVEIRA, Z. M. R. ; ROSSETTI-FERREIRA, M. C. . Continuando o debate no cuidado e educação de crianças nos primeiros anos de vida. TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO. VOL. 15 N.1 JAN/ABR 2012, v. 23, p. 22-35, 2020
 
 
Professores homens na Educação Inicial: um estudo de caso em uma instituição de Educação Infantil colombiana
 

RAMOS, JOAQUIM; GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO; SILVA, ALEXANDER RUIZ. Professores homens na Educação Inicial: um estudo de caso em uma instituição de Educação Infantil colombiana. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS), v. 22, p. 382-408, 2020.

 
 
Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método
 

GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO; ARAÚJO, DENISE ALVES . Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método. Revista de Educação Pública, v. 28, p. 441-463, 2019.

 
 
A cooperação Brasil- Angola por meio da pesquisa em Educação.
 
SENA, I. J. ; PEREIRA, M. R. ; GOMES, Maria de Fátima Cardoso . A cooperação Brasil- Angola por meio da pesquisa em Educação. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO, v. 14, p. 175-192, 2019.
 
 
A PNA e a unidade dialética afeto-cognição nos atos de ler e escrever
 
GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO. A PNA e a unidade dialética afeto-cognição nos atos de ler e escrever. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 01, p. 122-124, 2019.
 
 
As práticas culturais em uma sala de aula de psicologia em Cabinda/Angola
 
DOS REIS, DÉBORA BARBOSA ; GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO . As práticas culturais em uma sala de aula de psicologia em Cabinda/Angola. EDUCAÇÃO EM FOCO (BELO HORIZONTE. 1996), v. 21, p. 35-53, 2018.
 
 
Psicologia, psicanálise e educação: contrastes culturais e acadêmicos entre Brasil e Angola
 
GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO; GOULART, MARIA INÊS MAFRA ; PEREIRA, MARCELO RICARDO . Psicologia, psicanálise e educação: contrastes culturais e acadêmicos entre Brasil e Angola. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL, v. 22, p. 457-466, 2018.
 
 
Dancing with the pacifiers: infant’s in a Brazilian early childhood education centre
 
NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA ; KATZ, LAURIE ; GOULART, MARIA INÊS MAFRA ; GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO . Dancing with the pacifiers: infant’s in a Brazilian early childhood education centre. EARLY CHILD DEVELOPMENT AND CARE, v. 01, p. 1-12, 2018.
 

Dificuldades Escolares em Cabinda/Angola: o que dizem as monografias?
 
CANHICI, M. H. ; GOMES, Maria de Fátima Cardoso . Dificuldades Escolares em Cabinda/Angola: o que dizem as monografias?. PSICOLOGIA EM ESTUDO (ONLINE), v. 21, p. 485-496, 2016.
 
 
Práticas sociais de leitura em uma sala de aula de jovens e adultos: Contrastes em foco
 
DIAS, MAÍRA TOMAYNO DE MELO ; GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO . Práticas sociais de leitura em uma sala de aula de jovens e adultos: Contrastes em foco. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 31, p. 183-210, 2015.
 
 
Culture, Cognition and language in the Constitution of Reading and Writing Practices in an Adult Literacy Classroom
 
GOMES, Maria de Fátima Cardoso; FONSECA, M.C.F.R. ; DIAS, M. T. M. ; VARGAS, P.G. . Culture, Cognition and language in the Constitution of Reading and Writing Practices in an Adult Literacy Classroom. Psicologia-Reflexao e Critica, v. 24, p. 561-569, 2011