Infância e escolarização: BEBÊS e CRIANÇAS PEQUENAS: afeto/cognição social situada/culturas/linguagens em uso (ACCL)

O presente projeto de pesquisa Infância e escolarização: BEBÊS: afeto/cognição social situada/culturas/linguagens em uso (ACCL) é um braço do Projeto Infância e escolarização: BEBÊS: participação, amizades, cognição e cultura, que tem como objetivo geral, compreender, a partir de diferentes perspectivas (famílias, professoras e bebês),o desenvolvimento cultural de bebês e crianças pequenas em uma instituição pública EMEI-Tupi ao longo de toda trajetória na Educação Infantil por meio de uma abordagem etnográfica e histórico-cultural. Neste projeto de bolsa de produtividade acompanhamos uma turma de crianças da EMEI-Tupi: bebês de quatro meses desde os primeiros contatos com a instituição até completarem os seis anos de idade, momento em que as crianças serão encaminhadas para o Ensino Fundamental.
Assim, o projeto de pesquisa para esta proposta da bolsa de produtividade centra-se na compreensão das relações entre afeto, cognição social situada, culturas e linguagens em uso dos bebês e crianças pequenas ao se apropriarem da cultura institucional e de si mesmos. Tem como pergunta de pesquisa: como as crianças/bebês constituem-se como
pessoas culturais? Considerando a unidade dialética – afeto/cognição social situada/culturas/ linguagens em uso (ACCL).

Alunos envolvidos: Doutorado: (04) – Pós-Doutorado (01)

Integrantes: Maria de Fátima Cardoso Gomes – Coordenador / Maira Tomayno de Melo
Dias – Integrante / Isabela Costa Dominici – Integrante / Kelly Jessie Queiroz Penafiel – Integrante / Cleuzilaine Vieira da Silva – Integrante / Elayne Cristina Rocha Dias – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 12

Concluída em 2024.